Gravidez na Menopausa. É possível?

Sim, é possível. A mulher ao entrar na menopausa passará por uma fase chamada de climatério. Durante este período ela terá algumas menstruações, e não necessariamente terá menstruação todo mês e o fluxo será diferente. E é justamente neste período que a mulher pode correr o risco de engravidar.

A menopausa é a última menstruação da mulher, e existem casos que mulheres na faixa etária de 45 a 50 anos já começaram a ter os sintomas e acabaram não mais se prevenindo e tiveram como resultado uma gravidez.

Essa interrupção do ciclo menstrual pode variar nas mulheres e desregular esse processo. Pode ser considerada definitivamente a menopausa após 1 e 2 anos de interrupção da menstruação, antes desse período, mesmo que raramente, a mulher tem chances de gerar. Essa gravidez na menopausa é considerada de risco e exige muito cuidado devido a idade da mulher e pode ser gerado com vários problemas de saúde.

Após os 40 anos, quando ocorre gravidez espontânea, a taxa de abortos encontra-se em torno de 57%, além da alta incidência de diabete gestacional, hipertensão arterial e partos prematuros. Quanto aos riscos fetais, cita-se que a anomalia congênita aos 25 anos é de 1 caso para cada 1.200 nascimentos; aos 35 anos, é de 1 caso para cada 365 nascimentos, e aos 45 anos, 1 caso para cada 32 nascimentos. Após os 40 anos, a Síndrome de Down está presente em 9,5% das gestações.

O melhor a se fazer quando a mulher desconfiar que esteja entrando na menopausa é procurar um ginecologista para tirar suas dúvidas.

Como são os sintomas da gravidez na menopausa?

A menopausa é considerada por muitas mulheres uma fase difícil de ser enfrentada, seu corpo produz menos estrogênio e progesterona a menstruação se torna instável até parar completamente. A mulher pode se confundir com a chegada definitiva da menstruação aí o risco de uma gravidez.

Muitas param com os métodos contraceptivos e se prepara com a indesejada menopausa e começam a sentir alguns sintomas inesperados que é o mesmo de uma mulher grávida em idade fértil como náusea, cansaço, tonturas etc. Ao se darem conta já se vê numa gestação na fase inicial da menopausa e então o que fazer?

O melhor a se fazer é procurar o ginecologista com o acompanhamento do pré-natal e todos os cuidados necessários para haver uma gestação tranquila.

Como ter cuidados na gravidez na menopausa?

A gestante com idade aproximada da menopausa deve estar muito atenta com a sua gravidez, como possibilidades de riscos no qual os especialistas denominam anomalias cromossómicas. O risco de uma mulher de mais de 40 anos ter um filho com síndrome de down é maior. Mas com os devidos cuidados a mulher pode gerar e ter uma vida normal, seguindo as orientação médicas adequada, com atividade física, alimentação balanceada e repouso essa gestação pode se tornar prazerosa e muito bem vinda nessa nova fase da vida.

Algumas mulheres optam por ter uma gravidez depois dos 40 anos, por conta da estabilidade financeira. Mesmo estando a par dos riscos, independente da idade, o importante é cuidar da saúde durante a gestação, praticar esportes, controlar o peso e não possuir vícios isso garantirá uma ótima saúde da mãe e do bebê.

E, se você está sentindo os sintomas da Menopausa, você pode aliviar os efeitos deste período crítico com o ActiveWoman Plus. Conheça este produto!

Gostou? Compartilhe!

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Post Navigation

Email
Print
WP Socializer Aakash Web